Foto de Reijan

Funções assincronas

2022-09-12
Muito usado na programação para trabalhar com banco de dados

O ato de executar uma tarefa em "segundo plano", que por muitas vezes faz-se desnecessário o controle direto do programador do código. Usado para lidar com dados externos na requisição para banco de dados, para ler arquivos de pastas alocadas no projeto usando fs(File System do node.js). Para criar uma função assíncrona é muito simples, basta colocar "async" antes da função, às vezes sendo necessário o uso do "await", para fazer a função esperar a resolução da variável. Exemplos:

async function getData() {
  const res = await fetch("http://localhost:3000/app/data");
  // esperar o valor retornar
  const data = await res.json();
  //esperarar a resposta ser tranformada para json()
  return data;
}

Promese

Promise é um promessa de conexão com o banco de dados, sendo ele dividido em três estados, pendente(estado inicial), realizada(sucesso na operação) e rejeitado(falha na operação). Como é uma variável sem uma resposta imediata é necessário o uso do await(esperar), fazendo com o que a variável get tenha uma valor definido. Lidando com uma promise:

async function dataBase() {
  const get = await fetch("URL", { method: GET });
}

File System

No uso do File System em um framework como React ou qualquer outro framework voltado para o lado do cliente, é necessário colocá-lo dentro de uma função assíncrona, devido ao simples fato de que o File System não pode ser utilizado no lado do cliente. Lidando com o File System:

async function readPast() {
  const getFiles = fs.readFilesSync(
    path.join("nameFile", slug + ".md"),
    "utf-8"
  );
}